O Manifesto BOOTSTART

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Tradução livre do texto de Ash Maurya, “The BOOTSTART Manifesto” – Original aqui.

 

Nunca houve hora melhor que esta para agir em sua “grande ideia”. Este manifesto irá lhe mostrará como.

1. Empreendedores estão em qualquer lugar

Apesar de sermos diferentes e falarmos diferentes línguas, o mundo nunca foi tão plano. Estamos vivendo um renascimento empreendedor global que pode ser testemunhado em todo o mundo na explosão de programas universitários para o empreendedorismo, nas aceleradoras de Startups e incubadoras de inovações corporativas que começaram nos últimos 5 anos.

| Todos nós queremos as mesmas coisas e tememos as mesmas coisas.

 

2. A figura do empreendedor de garagem mudou

Empreendedores não são mais dois caras em uma garagem. Eles podem ser achados em todas as partes. As razões desse aumento súbito podem ser atribuídas a:

Aumento da dívida estudantil

A dívida estudantil nos Estados Unidos recentemente ultrapassou a marca de um trilhão de dólares. Nós ainda treinamos a próxima geração de trabalhadores a um custo cada vez mais alto, mas achar um bom trabalho ficou mais difícil… Ao invés disso, cada vez mais estudantes estão buscando educação empreendedora assim como ter experiências durante a universidade (e até mesmo durante a escola) – Alguns aspiram fazer o próximo Facebook, enquanto outros querem apenas se equipar melhor.

Empregos não são mais para a vida toda

Com o fim da segurança de um emprego para a vida toda e suas pensões, mais pessoas estão procurando sentar no acento do motorista e assumir o controle de seus destinos. A vertente dos negócios tipo Startup está em acensão.

A necessidade de grandes empresas inovarem ou serem superadas

O passo da inovação disruptiva aumentou na última década, tendo o Blockbuster como o caso mais recente nos noticiários. Até mesmo recentes inovadores já estão sendo superados por novos negócios. Isto tem aumentado a já crescente importância do papel de empreendedores.
 

3. Não existe o melhor momento para começar

O que realmente tem acelerado a compreensão dos empreendedores globalmente é que pela primeira vez na história, todos nós, em maior ou menor escala, temos acesso às mesmas ferramentas, conhecimentos e pesquisas graças à internet, à globalização e às tecnologias viabilizadas por código aberto e computação em nuvem. Está mais fácil e barato do que nunca lançar um novo negócio, e não existe melhor momento do que o presente para começar.

Isto representa uma incrível oportunidade para todos nós.
Mas existe uma nuvem negra em tudo isso.
 

4. A maioria dos produtos ainda falham

Apesar de estarmos construindo mais produtos do que nunca, a triste realidade é que a taxa de sucesso destes produtos não mudou muito. As chances ainda são fortemente contrarias no início de um negócio e a maioria desses produtos infelizmente ainda falham.

E aí está um problema de verdade.

Nós colocarmos muito do nosso tempo, dinheiro e esforço em um desses produtos. Especialmente para um empreendedor de primeira viajem, estas falhas podem ser um revés tanto emocional quanto financeiro.
 

5. Uma dúzia de motivos para produtos falharem

Aqui estão doze motivos que geralmente atribuímos a ideias que falharam:

  1.  Sem dinheiro
  2.  Time fraco
  3.  Produto fraco
  4.  Tempo errado
  5.  Falta de clientes
  6.  Competição
  7.  Falta de foco
  8.  Falta de paixão
  9.  Local errado
  10.  Não rentável
  11.  Esgotou-se
  12.  Questões legais

 

6. O motivo número um para produtos falharem

No coração de todos estes motivos existe um motivo central:
Nós simplesmente construímos algo que ninguém quer.

Todos os outros são manifestações secundárias ou racionalizações desta realidade brutal.

Por que isso acontece? Eu atribuo a paixão singular que os empreendedores tem por suas soluções como o principal fator desta falha. Este é o viés do empreendedor que nos deixa apaixonados por nossa solução e faz da missão solo apenas o: “Dê vida ao nosso bebê”.

Mas a abordagem “build-first” (construa antes) é o inverso. É inverso porque você não pode usar de força bruta para criar uma solução sem que exista um problema pré existente.
 

7. O motivo número dois para produtos falharem

Falhar com alguma coisa requer que se inicie. A razão número dois para que os produtos falhem é que eles nem sequer chegam a ser iniciados. Passamos muito tempo analisando, ou planejando, ou dando desculpas para não começar – Esperamos para escrever um plano de negócios, ou encontrar investidores, ou se mudar para o vale do silício.
 

8. Você não precisa de permissão para começar

O mundo mudou. Voltando apenas uma década, começar era caro. Conseguir licenças de softwares para construir seu produto, ou espaço em um escritório para reunir com seu time, demandava investimento em dinheiro. Hoje, todas essas coisas são gratuitas.

A questão hoje não é:
Podemos construir isso?

Mas:
Devemos construir isso?

Você não precisa rios de dinheiro, pessoas ou tempo para responder esta questão, veja como…
 

9. Ame o problema, não a solução

Isto começa com uma mudança de pensamento fundamental. Seus clientes não se importam com sua solução mas sim com seus próprios objetivos. Identifique os problemas ou obstáculos que estão no caminho dos objetivos deles que você identificará a solução certa a ser construída.

| Ter mais paixão na sua solução que no problema do seu cliente, é um problema.

 

10. Não escreva um plano de negócios

Planos de negócios levam muito tempo para serem escritos e de qualquer forma ninguém vai ler tudo. Crie um modelo de negócio de uma página ao invés disso. São 20 minutos contra 20 dias. As pessoas não podem ajudar, mas podem ler e compartilhar o que pensam. Isto é uma vitória.

| Gaste mais tempo construindo que planejando seu negócio.

 

11. Seu plano de negócio É o produto

Não há negócio no seu plano de negócio se não houver receita. Receita é como oxigênio. Apesar de você não viver de oxigênio, você precisa do oxigênio para viver. Sua ideia revolucionária é a mesma coisa.

Antes de se apressar para construir, tenha certeza que o problema fundamental que você identificou nos passos anteriores representa um problema monetizável que vale a pena ser resolvido.

| A melhor evidência de uma dor monetizável é um cheque sendo assinado.

 

12. Foco no tempo versus timing

Você não pode controlar o timing da sua ideia mas pode controlar o quanto de tempo você gasta em sua ideia. Diferente do dinheiro e das pessoas, que podem flutuar para mais e para menos, o tempo anda apenas em uma direção.

| Tempo é o seu recurso mais escasso, use-o com sabedoria.

 

13. Não é aceleração, mas sim desaceleração

Otimizar o tempo não significa ir rápido com todas as coisas, mas sim desacelerar para focar na coisa certa. A regra de Pareto 80/20 se aplica aqui. seus maiores resultados virão de apenas algumas ações chave.

| Seu trabalho é priorizar o que é mais arriscado primeiro e ignorar todo o resto – Até que o resto seja o mais arriscado.

 

14. Sem falsas validações e sim com tração

O número de recursos, tamanho do time, ou quanto de dinheiro você tem no banco não são as medidas certas de progresso.

Só existe uma métrica que interessa: TRAÇÃO.

| Tração é a taxa em que você captura valor monetizável de seus clientes.

Não pergunte às pessoas o que elas pensam sobre seu negócio.
Apenas clientes interessam.

Não pergunte aos clientes o que eles pensam sobre seu negócio.
Meça o que eles fazem.
 

15. Apague a falha do seu vocabulário

O meme do fail-fast (falhe rápido) é totalmente sobre incorporar a falha como parte do processo. Entretanto, o tabu da falha é tão incapacitante que a maioria das pessoas se esforçam pra valer afim de evitar, disfarçar  ou correr das falhas. Isto é contraproducente. Você precisa ao invés disso, remover completamente a “falha” do seu vocabulário.

  1. Quebre suas grande ideia ou estratégia em pequenos e rápidos experimentos.
  2. Use cenários de lançamento para implementar suas ideias, de pequena até grande escala.
  3. Aposte alto em suas boas ideias e discretamente descarte as más ideias.

 

Quando você faz estas três coisas, você não está falhando, mas fazendo correções de curso até um objetivo maior.

| Seja duro com suas ideias, mas tenha fé em você mesmo

 

16. É hora de agir em sua Grande Ideia

Não há escassez de problemas no mundo. Enquanto empreendedor, você está ligado de forma diferente. Você está ligado para buscar soluções. Tudo o que você precisa fazer é sintonizar-se no problema certo. E você irá deixar o mundo melhor do que quando você entrou nele. Não é isso que realmente importa?

Não desperdice este momento. É hora de tirar a poeira das ideias mais profundas da sua mente e agir.

É hora de dar um reboot, subir um nível e começar.

 

 

TAKE ACTION | Veja mais detalhes e aprenda mais em BOOTSTART.

SOBRE O AUTOR: Ash Maurya é autor do best-seller Running Lean e o criador do modelo de negócios em formato de uma página Lean Canvas. Sua missão é ajudar empreendedores em qualquer lugar a obterem sucesso.

 

Por favor, compartilhe este manifesto com outros.

 

 

Gê Bender

Programador por ofício desde 1999, hoje é diretor da Mais Empresas - Tecnologia da Informação, empresa estabelecida no mercado há aproximadamente 10 anos. Entusiasta dos métodos ágeis para desenvolvimento de software e das técnicas de Lean Startup para o empreendedorismo digital.

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